quinta-feira, 4 de abril de 2013

Bolinho de banana sem açúcar

Essa foi a grande descoberta culinária recente. Já fiz de maçã fuji,bananas nanicas e abacaxi, sendo que o último acabei inventando moda e não ficou muito bom.

O ideal é usar frutas muito, mas muito maduras, porque o doce do bolo vem delas. Ele fica docinho. Mas suave, sabe?! O Pedro gosta bastante e a gente também come numa boa. No café da manhã é uma delícia.
Também ficam muito bons depois de congelados!

Bolinho de frutas sem açúcar

3/4 xícara de chá de farinha de trigo integral
3/4xícara de chá de farinha de trigo branca
1 colher de sopa de fermento em pó (ou 1/2 colher de sopa de cremor tártaro + 1/2 colher de sopa de bicarbonato de sódio)
1 col de chá rasa de canela (opcional)
75ml de óleo
3 ovos
1 xícara de chá de passas pretas sem caroço (dá pra usar a branca, também)
2 xícaras de chá de banana picada ou maçã ou abacaxi

Bata no liquidificador, os ovos, o óleo, as passas e uma xícara de frutas até desfazer as passas. Numa vasilha a parte coloque as farinhas, o fermento e a canela. Junte a xícara de frutas picadas que sobrou às farinhas e mexa como se fosse empaná-las. Agora despeje a mistura de ovos e mexa tudo com uma colher de pau. Coloque em forminhas de empada untadas e enfarinhadas. Leve ao forno médio por uns 30 minutos ou até estar corado.

No niver do Pedro foram servidos sem cobertura. Acho uma puta falta de sacanagem galera que faz "cupcake especial para bebês" em aniversários e enfiam brigadeiro com confetes por cima. Não dá, né?! Melhor deixar purinhos que assim eles pegam na mão, esfarelam e comem numa boa.

Receita original do Bem Criar

Esta receita fez parte do cardápio de aniversário do nosso Pedro.

2 comentários:

  1. Bru, não entendi... ali na receita diz 1 xic de passas, mas no modo de fazer pede pra misturar 1 xic de passas no liqui e depois juntar 1 xic de passas às farinhas... então são duas? sorry pelo meu desconhecimento...

    Ediane

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não Edi... as passas são só uma xícara mesmo. O que são duas são de frutas frescas, ou banana ou maçã. Daí uma xícara de banana você bate no liquidificador e uma xícara você só mistura, para ficar com pedacinhos, entendeu?

      Excluir